segunda-feira, 14 de março de 2016

Animais selvagens- Panda

"Vejam, o racismo é idiota. Eu sou branco, preto e asiático, e todos me amam. Então pare com o preconceito e comece o amor."
Urso Panda
Panda Gigante: panda-gigante ou urso-panda é um mamífero omnívoro. O focinho curto lembrando um urso de peluche, a pelagem preta e branca, que o tornam um dos animais mais queridos da humanidade. Extremamente dócil e tímido, dificilmente ataca o homem, a não ser quando extremamente irritado. As manchas oculares, membros, orelhas e uma faixa que atravessa os ombros são negras; alguma vezes com um tom amarronzado. O restante do corpo é branco, mas pode se tornar "encardido" com a idade.Panda Vermelho: O panda vermelho, também conhecido como raposa-de-fogo ou gato-de-fogo.O panda-vermelho é nativo das regiões montanhosas do Himalaia e do sul da China, e está associado às florestas temperadas de altitude. É um animal solitário, territorialista e de hábito crepuscular e noturno. Sua alimentação é principalmente composta por bambu; entretanto, por ser onívoro, pode ingerir ovos, pássaros,insetos e pequenos mamíferos.Está em perigo de extinção, devido à destruição do habitat,pela expansão humana, da agricultura, da pecuária e do extrativismo de recursos naturais. A caça ilegal também é outro importante fator que contribui para a diminuição da população de pandas. É um animal comum em zoológicos, principalmente da América Norte e Europa.









segunda-feira, 7 de março de 2016

Animais domésticos - Cães

"Recolha um cão de rua, dê-lhe de comer e ele não morderá, eis a diferença fundamental entre o cão e o homem." - Mark Twain

 A afeição e a companhia deste animal são alguns dos motivos da famosa frase: " O cão é o melhor amigo do homem",já que não há registo de amizade tão forte e duradoura entre espécies distintas quanto à de humano e cão.

Cão e gato: Faz parte do imaginário humano a premissa de que o cão e o gato são inimigos naturais, bem como o felino é do rato. Frases do tipo "parecem cão e gato" reforçam a ideia de que os dois não se toleram. É sabido que estes mamíferos, apesar de domesticados e sob o apreço do homem, possuem hábitos totalmente diferentes, o que não é sinónimo de inimizade. O cão, mais sociável que o gato, devido a sua relação de dependência, pode sim viver com um gato sob o mesmo teto.

Relacionamento com a humanidade: O processo de domesticação fez com que os cães se adaptassem aos homens em todos os sentidos.É dever do ser humano, como líder, premiar boas condutas, castigar a desobediência, administrar os recursos essenciais e não usar de brutalidade. Isso dá ao cão a proteção e a certeza de que todas as suas necessidades serão satisfeitas, e acima disso, uma boa relação de convivência. 

Cão guia de cegos:  Um cão-guia é um animal adestrado para guiar pessoas cegas ou com deficiência visual grave, ou auxiliá-los nas tarefas caseiras.
Durante a condução dos deficientes visuais o cão deve ter a capacidade de discernir eventuais perigos devidos a obstáculos ou outros, o que requer cães de inteligência bastante elevada com treino rigoroso e adequado ao seu trabalho de cão-guia.
Os cães-guia são um companheiro imprescindível para o seu dono, que sem o seu trabalho de guia não poderiam ter a liberdade de sair de casa e de praticar as actividades diárias comuns.

Cães de caça: Um cão de caça se refere a qualquer cão que dê assistência a humanos na caça. Descendentes de lobos que caçavam em bando, vários tipos de cães de caça foram desenvolvidos para muitas tarefas que os caçadores requerem que eles executem, mas com objetivo de rastrear a caça, capturar ou lhe ajudar.